sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sobre os recentes acontecimentos do cinema português - comunicado da APR - 18.05.2012

A APR exige uma política de desenvolvimento para o cinema em Portugal e a aprovação  imediata da nova Lei do Cinema.

Foi anunciado no final de 2011 que não haveria concursos públicos no primeiro semestre de 2012, o Secretário de Estado declarou a retoma dos concursos no segundo semestre de 2012, após a aprovação da nova Lei.

A incapacidade da Direcção demissionária do ICA para assumir os compromissos financeiros com o sector, quer os previamente contratualizados, quer os actuais e futuros,  pôs dramaticamente em causa o trabalho de todos os profissionais do sector e a continuidade do cinema português.

A APR  espera que  a futura direcção do ICA tenha capacidade para defender os direitos de todos os profissionais do sector e garantir a continuidade do nosso cinema.

O futuro do cinema português depende da inscrição na nova Lei de uma maior diversidade de fontes de financiamento,  provenientes dos operadores e plataformas que utilizam as nossas imagens. E este Governo deve manifestar independência face aos interesses dos grupos  económicos e financeiros que  se opõe à nova Lei.

A APR, desafia o governo a assumir as suas responsabilidades perante os vários sectores do universo da cultura, e garantir a  continuidade do nosso cinema.

A APR - Associação Portuguesa de Realizadores
Lisboa - 18 de Maio de 2012