domingo, 4 de maio de 2008

Noticia ICA - FICA INVESTE NO CINEMA E AUDIOVISUAL PORTUGUÊS

O Fundo de Investimento para o Cinema e Audiovisual (FICA), gerido pela ESAF – Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliários, S.A. (ESAF), a operar desde Setembro de 2007, apresenta as suas primeiras decisões. Assim, desde aquela data foram recebidos 30 projectos individuais de investimento para apreciação pelo FICA, tendo a Assembleia de Participantes do Fundo deliberado, até à presente data, o investimento em 10 desses projectos, num valor global de € 4.122.600 M..
Criado como alternativa aos Apoios à Criação Cinematográfica, do Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA), com o objectivo de aumentar as oportunidades de financiamento da produção de obras cinematográficas, de multiplataforma e audiovisuais, o FICA tem investido em longas-metragens (How to Draw a Perfect Circle, Assalto ao Santa Maria, Entre os Dedos, Arte de Roubar, Morrer como um Homem e Quero Ser Uma Estrela, Star Crossed), documentários (Pare, Escute e Olhe e As Horas do Douro) e uma série de televisão (Equador).
Para além do investimento em projectos individuais (“investimento directo”), foram ainda objecto de análise planos de investimento em PME’s do sector da produção de cinema e audiovisual (“investimento indirecto”), tendo sido aprovados dois investimentos, respectivamente na Valentim de Carvalho Filmes (VC Filmes) e na Utopia Filmes, num montante global de € 8. 980 M.
A próxima Assembleia de Participantes onde serão analisados mais projectos realizar-se-á no próximo dia 5 de Junho, sendo que as candidaturas devem ser entregues na ESAF até 5 de Maio